Solicitar cadastro no programa Voo Livre - Áreas de Reabilitação ou Soltura de Animais Silvestres - Aras/Asas
O que é
É a possibilidade de solicitar autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para que áreas particulares possam receber espécimes da fauna que necessitem de reabilitação ou que estejam aptos ao retorno à natureza.
As autorizações são de dois tipos:
Aras - Área de Reabilitação de Animais Silvestres: são áreas que dispõem de estrutura física que possibilita que os animais readquiram condições anatômicas e funcionais para que possam, posteriormente, ser soltos em ambiente natural;
Asas - Área de Soltura de Animais Silvestres: são áreas que possuem características ambientais que propiciam a soltura da fauna no local, sem o objetivo de prover a reabilitação de espécimes.
Quem pode solicitar
Cidadão - pessoa física ou jurídica, proprietária de áreas que estejam ambiental e estruturalmente aptas para o recebimento dos animais.
Onde solicitar
Na internet ou pessoalmente.
Como solicitar
Pela internet
Siga o passo a passo para preencher o cadastro e anexar a documentação.
Pessoalmente
Em casos de dúvidas, o preenchimento do formulário pode ser feito com a orientação dos técnicos do IAP na Rua Engenheiros Rebouças, n° 1206, bairro Rebouças, em Curitiba.
Prazo
Variável. Depois da análise dos formulários, as áreas previamente aprovadas precisam passar por uma vistoria técnica.
O que diz a lei
A Resolução Conjunta Sedest/Iap nº 10, de 15 de julho de 2019, institui o Programa Voo Livre e cria o cadastro de Áreas de Reabilitação de Animais Silvestres (ARAS) e de Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS).
O Decreto nº 3148/2014, de 15 de junho de 2004, institui a Política Estadual de Proteção à Fauna Nativa.
A Instrução Normativa ICMBIO nº 23/2014 define as diretrizes e os procedimentos para a destinação de animais silvestres apreendidos, bem como o funcionamento dos Centros de Triagem de Animais Silvestres.
Forma de atendimento:
Diferentes meios
Quanto custa:
Gratuito